Artigos, pesquisas, tutoriais e projetos multimídia desenvolvidos em object pascal usando Delphi e Lazarus
Criando um Game Completo - Parte 7
Bem vindo à sétima parte do nosso mini curso Criando um Game Completo, onde criamos uma versão do clássico Space Invaders compatível com Windows e Linux, utilizando aceleração de hardware para gráficos 2D, suporte a joysticks e uma tabela de scores online! Tudo isto compilando em Delphi e Lazarus.
Neste post iremos criar o menu inicial do game, definir a lógica de transição entre as telas e realizar os ajustes necessários na tela de gameplay para que o jogador possa voltar à tela inicial.
Criando um Game Completo - Parte 6.1
Bem vindo à parte 6.1 do nosso mini curso Criando um Game Completo, onde criamos uma versão do clássico Space Invaders compatível com Windows e Linux, utilizando aceleração de hardware para gráficos 2D, suporte a joysticks e uma tabela de scores online! Tudo isto compilando em Delphi e Lazarus.
Neste post, vamos complementar as melhorias introduzidas no texto anterior e criar um efeito de estrelas para deixar o plano de fundo do jogo mais interessante. A imagem ao lado mostra como ficará o visual das animações na cena do gameplay no final do processo.
Neste post, vamos complementar as melhorias introduzidas no texto anterior e criar um efeito de estrelas para deixar o plano de fundo do jogo mais interessante. A imagem ao lado mostra como ficará o visual das animações na cena do gameplay no final do processo.
Criando um Game Completo - Parte 6
Já faz um tempo desde o último artigo da série, um ano, para ser exato e eu gostaria de começar pedindo desculpas por esta ausência tão longa. Estive envolvido com vários projetos simultâneos nestes últimos 12 meses, ministrando muitas aulas e trabalhando com sistemas embarcados, o que foi muito enriquecedor mas acabou me afastando um pouco aqui do blog. Mea culpa, mea culpa...
Bom, explicações dadas, vamos ao que interessa: nosso game!
Refactoring with Class Interceptors and Anonymous Methods
TDataset
, run a sql query, call the open method and bingo! We have a copy of the records (and a multitude of metadata) in memory, ready to be manipulated.You may be very familiar with some variation of this code:
procedure Foo; var qry: TSqlQuery; begin qry := TSqlQuery.Create; try qry.CommandText := 'select some fields from some table'; qry.Open; while not qry.Eof do begin { some proccessing oncurrent row } qry.Next; end; finally qry.Close; FreeAndNil(qry); end; end;
Simple, isn't?
Yes, but... Well, image maintain a system where there are thousands of functions exactly the same as this, spreaded over hundreds or thousands of units and you will start to feel chills.
Assinar:
Postagens
(
Atom
)