Sobre

Engenheiro de Software, residente em em São Paulo, trabalho com desenvolvimento de sistemas desde 1998 (é, eu tô ficando velho).

Entrei na indústria por acaso. Antes de partir pro trabalho sujo no mundo dos códigos, fui designer em algumas agências de publicidade e antes disso, diagramador em um jornal diário da minha região. Jornal impresso à moda antiga, com chapa, offset e muita sujiera (o QuarkXpress ainda estava na versão 3, cara...). Bem diferente do mundo civilizado - com impressão digital e máquinas à laser - que vivemos hoje.

Achei que viveria de arte minha vida inteira... Achei errado!

O fato é que, por volta de 1998, ainda adolescente, as ferramentas que eu tinha à disposição no jornal eram um tanto limitadas e dependiam de muita tentativa e erro para fazer as páginas acomodarem a montanha de texto que vinha da redação. Usávamos o Quark XPress 3.0 e uma versão primitiva (não lembro exatamente tal versão) do Photoshop.

Um dia, cansado de tanto retrabalho com por causa das matérias que surgiam horas antes do fechamento da edição, comecei a escrever pequenos programas para distribuir os textos e imagens nos arquivos do quark com base em templates personalizados.

A coisa deu certo e me lançou num caminho sem volta. Um ano depois, eu estava escrevendo componentes para criação de CDRoms interativos e um sistema para controle das filas de impressão para uma gráficas que lidavam com grandes volumes de trabalho... o resto, como dizem, é história

Em 2008 iniciei este blog pra compartilhar idéias e experimentos em computação gráfica usando algumas das encarnações de minha linguagem preferida: pascal.

Espero que o conteúdo do blog possa ser útil.

Fabiano Salles