Mini Cursos

Olá leitor.

Nesta página você irá encontrar, reunidos, todos os textos sobre um mesmo tema que foram escritos na forma de séries ou mini cursos. Os códigos-fonte e outros recursos necessários para acompanhar os artigos podem ser encontrados na sessão de links de cada postagem.



Animações em Tempo Real com a VCL

Série de artigos abordando os problemas e soluções para se obter uma animação fluente em janelas da VCL sem ter que recorrer a componentes ou bibliotecas externas. Para acompanhar os artigos e compilar os códigos-fonte, basta ter o delphi instalado.

Os códigos foram testados nas versões 7, 2010 e XE mas devem compilar em outras versões com mínimas ou nenhuma modificação.


Animando o Console

Pequena série de artigos investigando as possibilidade de gerar animações na janela do console de comandos usando Delphi e Lazarus e caracteres ASCII.




Criando um Game Completo

Nesta série de artigos vamos partir do zero e criar uma versão do clássico Space Invaders compatível com Windows e Linux, utilizando aceleração de hardware para gráficos 2d, suporte a joystick e tabela de high scores online.

O jogo é propositalmente simples para que o leitor com pouca experiência na linguagem e no desenvolvimento de games possa acompanhar o texto e o código o início ao fim.

Ao final de cada post, estarão disponíveis links para o código fonte e binário compilado, além disto, todo o desenvolvimento pode ser acompanhado no repositório do GitHub disponível em https://github.com/fabianosalles/building-a-game-in-pascal

Espero que apreciem.

Parte 0
  1. Lazarus
  2. SDL 2
  3. Configurando o ambiente
  4. Testando o ambiente
Parte 1
  1. Iniciando do SDL 2
  2. Game loop
  3. Carregando e exibindo imagens
  1. Menu inicial
  2. Compilando no linux
Parte 8 
  1. Comunicação via http
  2. Criando um servidor para pontuação
  3. Postando pontuação e exibindo os scores online