Curso de Pascal Grátis | Aula 4: Procedimentos e Funções

Se você quer escrever códigos mais organizados, reutilizáveis e fáceis de manter, vai adorar esta quarta aula do nosso curso de Pascal grátis! 🚀

Nesta etapa, exploramos procedimentos e funções, dois recursos fundamentais para estruturar melhor seus programas, evitar repetição de código e melhorar a clareza do que você escreve.
Você vai aprender quando usar cada um, como criar parâmetros, como retornar valores e boas práticas para aplicar no dia a dia da programação.

🎯 O que você vai aprender nesta aula

  1. O que são funções e procedimentos no Pascal

  2. Quando usar funções para retornar valores

  3. Quando usar procedimentos para executar ações sem retorno

  4. Estrutura e sintaxe de cada um

  5. Exemplos práticos com cálculos e mensagens na tela


📺 Assista à Aula 4



📚 Conteúdo da Aula

Funções

Uma função é como uma máquina que recebe entradas (parâmetros), processa algo e retorna um valor como resultado.
Usamos funções quando precisamos calcular um valor e utilizá-lo em outras partes do programa.

Sintaxe:

function NomeDaFuncao(parametro1: tipo; parametro2: tipo): tipoDeRetorno;
var variavelLocal: tipo; begin // Código da função NomeDaFuncao := valorDeRetorno; end;

Exemplo – Calcular área de um retângulo:

function CalcularAreaRetangulo(base: real; altura: real): real;
begin CalcularAreaRetangulo := base * altura; end; var largura, comprimento, area: real; begin largura := 10; comprimento := 5; area := CalcularAreaRetangulo(largura, comprimento); WriteLn('A área do retângulo é: ', area); end.


Procedimentos

Um procedimento é como um robô que executa uma ação, mas não retorna valores.
Utilizamos para mostrar mensagens, manipular dados ou controlar o fluxo do programa.

Sintaxe:

procedure NomeDoProcedimento(parametro1: tipo; parametro2: tipo);
var variavelLocal: tipo; begin // Código do procedimento end;

Diferença entre Funções e Procedimentos

  • Função → sempre retorna um valor.

  • Procedimento → executa ações, mas não retorna valores diretamente.

💡 Dica: Procedimentos e funções ajudam a evitar código duplicado e tornam seu programa mais fácil de entender e manter. Sempre que encontrar um bloco de código repetido, considere transformá-lo em uma função ou procedimento.

Se você perdeu a Aula 3 – Estruturas de Controle, recomendo assistir antes para manter a sequência de aprendizado.

📌 Próxima aula: veremos manipulação de strings no Pascal.


📂 Recursos

📜 Código Fonte: https://github.com/Programming-Drops/pascal-course

Curso de Pascal Grátis | Aula 3: Estruturas de Controle

 Se você está começando a aprender programação ou quer reforçar sua base na linguagem Pascal, esta terceira aula do nosso curso de Pascal grátis é para você! 🚀

Nesta etapa, exploramos as estruturas de controle em Pascal, que são responsáveis por alterar a ordem de execução de um programa, permitindo desvios e repetições de acordo com condições específicas.
Com elas, podemos criar códigos mais inteligentes, dinâmicos e eficientes.

🎯 O que você vai aprender nesta aula

  1. O que são estruturas de controle e como elas funcionam no Pascal

  2. Estruturas de desvio: if..then e else

  3. Estruturas de repetição: for, while..do e repeat..until

  4. Diferenças entre as estruturas de repetição e quando utilizar cada uma

  5. Exemplos práticos, como tabuada, somatório e cálculo de IMC


📺 Assista à Aula 3




📚 Conteúdo da Aula

Estruturas de Controle de Desvio

  • if..then: executa um bloco de código se a condição for verdadeira.

var x: integer; begin x := 100; if (x > 200) then begin WriteLn('o valor de x é maior que 200!'); end; end.
  • else: executa um bloco de código se a condição for falsa.

var
x: integer; begin x := 100; if (x > 200) then begin WriteLn('o valor de x é maior que 200!'); end else begin WriteLn('o valor de x é menor que 200!'); end; end.


Estruturas de Controle de Repetição

Permitem a execução de um conjunto de instruções várias vezes.

  • for – repete um conjunto de instruções um número definido de vezes.

var n: integer; // variável de controle (contador)
begin for n := 1 to 10 do begin { código a ser repetido } end; end.
  • while..do – repete enquanto a condição for verdadeira.

var
x: integer; begin x := 15; while (x <= 20) do begin x := x + 1; end; end.
  • repeat..until – executa pelo menos uma vez e testa a condição no final.

var
x: integer; begin x := 1; repeat x := x + 1; until (x > 10); end.

💻 Exemplos Práticos

1. Tabuada

var
i, x: integer; begin for i := 1 to 10 do begin x := i * 2; WriteLn(i, '* 2 = ', x); end; end.

2. Somatório

var
n, soma: integer; begin n := 1; soma := 0; while (n <= 100) do begin soma := soma + n; n := n + 1; end; WriteLn(soma); end.

3. IMC – Índice de Massa Corporal
Calcule o IMC sabendo que:

IMC = peso (kg) / (altura (m) ^ 2)

Tabela de classificação:

CategoriaIMC
Abaixo do normal< 18.5
Normal18.5 a 24.9
Sobrepeso24.9 a 29.9
Obesidade> 29.9

💡 Dica: Essa é uma aula prática. Tenha seu compilador Pascal e seu editor de código prontos para digitar os exemplos junto comigo. Assim, você assimila o conteúdo muito mais rápido.

Se você perdeu a Aula 2 – Variáveis e Estruturas Condicionais, recomendo assistir antes para manter a sequência de aprendizado.

📌 Próxima aula: veremos procedimentos e funções, que permitem organizar e reaproveitar partes do código de forma mais eficiente.


📂 Recursos

📜 Código Fonte: https://github.com/Programming-Drops/pascal-course

Curso de Pascal Grátis | Aula 2 - Variáveis e Estruturas Condicionais

Se você está começando a aprender programação ou quer reforçar sua base na linguagem Pascal, esta segunda aula do nosso curso de Pascal grátis é para você!

Nesta etapa, exploramos dois conceitos fundamentais que estão presentes em praticamente todas as linguagens de programação:

  • Variáveis – o que são, como declarar, atribuir valores e escolher tipos adequados.

  • Estruturas condicionais – como criar decisões no seu código usando if...then...else e outras variações.

Com exemplos práticos, você vai entender como controlar o fluxo de execução de um programa e como armazenar e manipular dados usando variáveis.

🎯 O que você vai aprender nesta aula:

  1. Diferença entre variáveis e constantes

  2. Tipos de variáveis mais comuns no Pascal

  3. Como receber dados do usuário e armazená-los em variáveis

  4. Tomada de decisões com if e else

  5. Criando programas interativos que respondem às condições estabelecidas

📺 Assista à Aula 2



💡 Dica: Essa é uma aula prática. Tenha seu compilador Pascal e seu edidor de cógido pronto para digitar os exemplos junto comigo. Assim, você assimila o conteúdo muito mais rápido.

Se você perdeu a primeira aula, recomendo assistir antes para ter uma base sólida

📌 Próxima aula: vamos entrar no tema laços de repetição, para criar programas que executam tarefas automaticamente várias vezes.


📂Recursos

Curso de Pascal Grátis em Vídeo

Sim! É isso mesmo: um novo curso de Pascal em vídeo, totalmente gratuito, disponível em pleno 2025! 🚀

Se você tem dificuldade de encontrar material recente e de qualidade sobre a linguagem Pascal, esta é a oportunidade perfeita para começar.

Nesta primeira aula, vamos conhecer a linguagem, o ambiente de desenvolvimento e entender quais recursos básicos vamos utilizar para criar uma base sólida no aprendizado. O objetivo é conduzir você, passo a passo, ao domínio dessa linguagem fantástica que tanto amamos.

Além de apresentar os conceitos fundamentais, todos os exemplos serão desenvolvidos ao vivo, de forma interativa. Isso significa que você vai acompanhar o processo real de escrita de código, incluindo erros e como corrigi-los — exatamente como acontece na vida de um programador.

🎯 O que você vai aprender nesta aula

  1. O que é a linguagem Pascal e para que ela é utilizada.

  2. Como configurar o ambiente de desenvolvimento.

  3. Estrutura básica de um programa em Pascal.

  4. Como compilar e executar seu primeiro programa.

  5. Boas práticas para começar no mundo da programação.


📺 Assista à Aula 1


Próxima aula: veremos Variáveis e Estruturas Condicionais, para criar programas interativos e inteligentes.

📂 Recursos

📜 Código Fonte: https://github.com/Programming-Drops/pascal-course

YAMS - Um clone do Jogo Campo Minado Perdido no Tempo

Este jogo foi originalmente escrito em Delphi 7 no final de 2003 como um exercício de aprendizado da linguagem Object Pascal e da programação de jogos do Windows.

O código-fonte original foi publicado no bom e velho site Delphi Pages, que agora está, infelizmente, morto. Foi um momento de sorte incrível quando encontrei uma versão quase finalizada de seu código-fonte em um CD-ROM de backup empoeirado e agora estou disponibilizando-o novamente no Git Hub.

Ele abriu e foi compilado perfeitamente 21 anos depois, no Delphi 12. Cara, isso é simplesmente incrível!!! 😮

Essa é a cara dele rodando no Windows 11!

Espero que apreciem.


Links

Repositório: https://github.com/fabianosalles/yams

Página de relase: https://github.com/fabianosalles/yams/releases

Executáveis: x86 | x64