Gráficos Higth Tech "Made in Delphi"



Faz um tempo que venho acompanhando o blog de um norueguês chamado Rick, que fala sobre o andamento de um projeto de um jogo chamado Tower22, um jogo de horror pessoal desenvolvido do zero usando o Delphi 7.

Pascal Gamer Magazine

Acaba de sair o segundo exemplar da revista eletrônica "Pascal Gamer Magazine".

Para quem não conheçe, a revista é o resultado de uma iniciativa de Jason McMillen, um programador declaradamente apaixonado pela linguagem pascal que e conta com a ajuda de veteranos do mundo indie, como Dominique Loius (administrador do site Sulaco) e Christina Warne (administradora do Pascal Game Development).

Nesta edição, o foco da revista está voltado para o resultado do Concurso Anual de Jogos em Pascal, o PGD, um dos eventos mais significativo da modesta comunidade de desenvolvedores indie que utilizam o bom e velho pascal como linguagem.
Além do assunto da capa, a seção "The Coder's Block" merece atenção por tratar de um do assuntos mais difícies para quem está começando: a matemática 3D.

Quem quiser conferir, pode acessar e baixar gratuitamente o exemplar em http://pascalgamer.com/

Migração de Servidor Concluída

A migração dos arquivos para o novo servidor foi concluída!
Todos os links para código-fontes e executáveis já estão funcionando.

Evoé...

Migração de Servidor

Estou migrando os arquivos do blog para um novo servidor.
Caso algum link estaja quebrado, por favor, me avise em fabiano.salles@gmail.com que corrigirei o mais vreve possível.
Até este sábado, dia 10, a migração estará concluída.

Abraços.

Alguns Jogos criados em Delphi


Muita gente, talvez por falta de conhecimento, ou da escassez de títulos comerciais produzidos na ferramenta da CodeGear, duvida da capacidade do Delphi na produção e jogos e simulações de alto desempenho.
É verdade que o C++ impera na indústria, seja nos consoles, nos portáteis, nos celulares (aqui, dividindo o espaço com o Java 2 Mircro Edition, e nos desktops mas, isto se deve muito mais à onipresença de bons compiladores C/C++ nos dispositivos eletrônicos que à (inegável) qualidade técnica da liguagem. Mas, ora! O que o há no C++ que nós não temos em object-pascal? Temos suporte a sobrecarga de operadores, suporte a programação genérica, RTTI, Unicode, integração transparente com Win32 API, DirectX, OpenGL, SDL, acesso dierto ao hardware via inline assembly, compilação para Mac, Linux, GameBoy, XBox (via XNA e crhome) e, finalmente, com a versão 2010, teremos compilação nativa para chips de 64bits!
Todos os jogos dos vídeos foram feitos por hobistas utilizando delphi e/ou free pascal. Alguém ainda duvida?